O Membro do Coro

Paráfrase de I Coríntios 13

Ainda que eu cantasse com o brilhantismo de Caruso e a doçura dos anjos, e não tivesse o senso de lealdade o qual me impelisse a ser fiel ao meu coro em todos os seus ensaios e apresentações, meus talentos não teriam mais valor para o meu Senhor e Sua Igreja do que o metal que soa ou um sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de uma bela voz, e conhecesse todos os mistérios do controle da respiração e tivesse todo o conhecimento de um grande repertório; e se tivesse todo o poder a ponto de transportar meus ouvintes, mas não fosse fiel ao meu coro em todos os seus ensaios e apresentações, minha habilidade para o Senhor e Sua Igreja nada seria.

E ainda que exibisse meus talentos diante de minha igreja, e cantasse os mais lindos cânticos, mas não o fizesse com o propósito de glorificar ao meu Senhor, seria uma oferta inútil e nada disso se aproveitaria.

A fidelidade é duradoura, e resulta em um espírito suave. O fiel membro do coro não inveja o solista; o fiel verdadeiro não chama a atenção para si mesmo, não se ensoberbece, não cria distrações no ensaio, não busca glória para si mesmo, não é temperamental, não toma as sugestões do diretor como crítica pessoal; não se regozija nos erros dos outros membros do coro, mas regozija-se quando todos trabalham em união para fazer do coro um instrumento de louvor ao Senhor; sente sua própria responsabilidade, crê nos ensaios extras, quando necessários, espera continuamente que o coro se torne melhor, aceitando até trabalho com sacrifício a fim de ter um bom coro.

O fiel membro do coro nunca falha; mas havendo desculpas, serão deixadas de lado; mesmo que haja solistas vaidosos, cessarão; havendo assistência irregular, desaparecerá. Porque, em parte, conhecemos e em parte predizemos os resultados do nosso labor; mas, quando vier o que é perfeito, nosso conhecimento e precisões serão de pouca importância quando considerarmos os verdadeiros frutos do nosso serviço.

Quando eu era um inexperiente no coro, cantava como um inexperiente, sentia que nunca aprendia, pensava que a música era muito difícil para mim; agora que dediquei minha voz ao Senhor, acabei com estas impressões pueris, porque eu sei que o Senhor me ajudará.

Porque agora compreendemos estas coisas em parte, com nosso próprio entendimento, mas quando estivermos face a face com a vontade de Deus, conheceremos tudo plenamente; mas virá o tempo quando concretizarei os frutos da minha fidelidade, como Deus sabia que estes frutos seriam quando me chamou para servi-lo, e saberei que minha fidelidade foi mais valiosa do que todo o esforço requerido de mim. Agora, pois, permanecem uma bela voz, a capacidade para usá-la e a fidelidade, estas três, mas a maior delas é a fidelidade.

 

Loading
Criar um site